Música e Portugal

Vilma Keuche decidiu aproveitar seu dom musical para viajar e conhecer o mundo, mas quando chegou em Portugal, as coisas foram acontecendo, lá ela se estabeleceu e assim se passou 28 anos!

Vida, Música e Portugal

Nasci em Votuporanga, interior de São Paulo. Mudei para São Paulo aos 10 anos, onde fiquei até os 29. Após uma temporada de seis meses no Japão, onde fui atuar como músico que sou; e percebendo que a música brasileira é muito bem ouvida no exterior, decidi que ao voltar ao Brasil faria uma viagem pela Europa para conhecer e tocar pelo caminho. O então meu namorado Laerth Maziero, também músico, decidiu que viria junto e assim o fizemos.

Decidimos, em 1990, começar por Portugal, onde tínhamos amigos; nomeadamente na cidade do Porto, onde vivemos por quase um ano. Acabamos por fechar contrato com um Hotel e nem saímos de Portugal.
Mais tarde nos mudamos para o Algarve.

Vivo no Concelho de Albufeira há quase 28 anos; trabalho com música ainda e sou professora de música na Escola Primária.

Viemos como turista, mas logo nos legalizamos e tivemos nosso visto de residência facilmente, pois havia acordos entre Brasil e Portugal que assim o permitia nos anos 90. Hoje já tenho a nacionalidade portuguesa.

Tenho um filho com 16 anos nascido e criado aqui. Sem seguro Saúde, tive toda a assistência necessária durante a gravidez e o parto gratuitamente.

Compramos um apartamento financiado, cuja dívida ainda pago, agora sozinha desde que o pai de meu filho voltou para o Brasil e se recusa a pagar.

Gosto muito daqui e não penso em voltar para o Brasil, apesar de sentir falta de muitas pessoas e da natureza tropical.

O ponto negativo daqui é que é muito voltado ao turismo; então no verão temos de trabalhar muito e não gastar tudo, pois no inverno os trabalhos se escasseiam.

Portugal tem recebido pessoas de todo o mundo e vê-se nas salas de aula a diversidade de culturas que têm vindo se fixar, pelo menos no Algarve. Isso para nós brasileiros é mais que normal. Mas aqui, nesses quase 30 anos, percebo o impacto que causa, numa região que era quase rural quando cheguei.

Aqui encontrei amigos tão verdadeiros, uma verdadeira família.

Quero deixar o link do meu canal do Youtube onde podem apreciar os diversos trabalhos que participo:

 

Leia mais histórias de Brasileiros em Portugal

News Reporter
Criou o Bate Papo Pelo Mundo (também conhecido como Entrevistando Expatriados) em 2008 e adora conversar sobre o assunto vida no exterior. Atualmente mora no Canadá, mas também já chamou de casa países como a Holanda, os Estados Unidos e a Australia. Ela também escreve nos blogs Casal Mikix e Viajoteca, e atua como consultora de intercâmbio para o Canadá, junto a Mikix Intercâmbio.

2 thoughts on “Música e Portugal

  1. Que bom ler e saber um pouco mais da carreira de Vilma Keuche, ao vivo ou em discos uma voz uma flauta e um violão ótimos de se ouvir.

    Saúde e sucesso para Vilma Keuche…

    Desde Portimão Algarve

    Jair Baptista
    jairbaptista.info

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *