Divida conosco sua experiência, sendo um de nossos entrevistados.

O blog “Bate Papo Pelo Mundo” é um website destinado a expatriados, ex-expatriados, estudantes no exterior e pessoas interessadas em residir no exterior. Dessa forma, seu relato será muito importante para nós.

Há muitas questões para serem discutidas e aprofudadas: emprego, moradia, escola, convivência com locais, língua, visto, seguro saúde, comportamento e assim por diante. Assuntos tão pertinentes na vida de um expatriado, e mais ainda na vida de um futuro expatriado.

Dividir vivências é essencial. Através desse website você pode ajudar e ser ajudado. Contribua, ajude-nos a criar um espaço rico em informações. Seja nosso futuro entrevistado.

Entre em contato deixando um comentário nessa página (com e-mail e/ou website) ou mande-nos um e-mail: mirella@batepapopelomundo.com

Obrigada!

Mirella Matthiesen
Idealizadora do Bate Papo Pelo Mundo

177 thoughts on “Você mora no exterior?

  1. Muito bom esse blog, parabéns ! Legal ver que os expatriados muitas vezes tem o mesmo semtimento que tenho. Voltei ao Brasil depois de 5 anos morando na Australia em duas cidade… Brisbane e Perth. Hoje estou atras do meu passaporte espanhol e quero morar e fazer pós em Barcelona. Engraçado, quando estava na Australia morria de vontade de voltar pro Brasil e agora que estou aqui sinto saudades de lá, acho que também perdi “a identidade de pertencer a algum lugar” como o pessoal falou nos posts acima. Tenho muitas coisas pra repartir com vocês sobre esses 5 anos maravilhosos de Australia !
    Abs

  2. Sou brasileira e moro em Moçambique há 1,5 ano. Já morei também nos EUA por 4 anos. Adoraria contribuir, pois amei o blog! Expatriados do mundo todo têm muitos sentimentos em comum…parabéns!

    1. olha eu tenho um convite de trabalho para moçanbique e não sei nada como funciona lá, moro em portugal a dez anos tambem sou brasileiro e como todos sempre tive as tristesas e as glorias. rsss… “faz parte da vida”. como funciona a documentação para brasileiro viver ai ? brigado.

  3. Oi.Sou expatriada ha 10 anos.5 na Italia e outros cinco aqui na Grecia.Amo ser expatriada…a oportunidade de conhecer outra cultura e aprender novas linguas e impagavel!! Em mundo globalizado nao se pode nascer e morrer no seu quarteirao.Se aparece oportunidade de trabalho ou estudo precisa agarrar!!meus filhos de 4 e 9 anos falam 4 linguas:ingles, portugues,italiano e grego!!! O Brasil eh lindo mas nunca sera um pais justo onde todos os cidadao sao respeitados independentemente da sua condicao social…http://wwwblogdagoreth.blogspot.com
    Espero voltar a viver no Brasil o mais tarde possivel.

  4. Ola,
    Sou expatriada morando no Chile desde Agosto 2010.
    Tenho um blog com quase todas as minhas experiencias aqui.. dieniser.wordpress.com…
    qualque coisa é so entrar em contato, gostaria de contribuir com o site…
    Obrigada
    Dieniser

  5. Olá!!

    Boa tarde!!

    Eu estou acompanhando o blog e gostaria também de ser entrevistada.

    Se quiser saber maiores detalhes sobre mim, acesse o meu blog: lucianaosir.blogspot.com

    Estou morando na Irlanda há 2 meses, estou estudando inglês e tenho muitas experiências para contar, com a intenção de ajudar as pessoas, que assim como eu, estão sonhando com um intercâmbio.

    Até breve!!

    1. Marcelo,
      tb sou engenheiro expatriado!
      atualmente estou trabalhando no Haiti.
      mas tenho vontade de ir para Australia…
      alguma dica?

      Neiler

  6. Opa !!

    Morei na Inglaterra durante 3 anos e agora acabo de chegar na Nova Zelândia junto com meu irmão e amigos. Se quiser saber sobre o que vivemos e sentimos durante toda essa aventura é só entrar em contato.

    Abraços,

    Greg

  7. Sou português da Ilha de Sta Maria, Açores. Vim para o Brasil em 22/06/2010 e estou em casa de minha noiva desde então. Quero casar-me e arrumar emprego no Brasil e vim com a idéia que ela também tinha de que legalização e naturalização era fácil entre Brasil e Portugal. Mas já fui a meu Consulado, a PF (que diz que tenho que agendar um dia para orientar-me), li com ela sites e leis, mas continuo com dúvidas e não é desejo nosso que fique ilegalmente aqui. Preciso saber como se tira documentos, quero arrumar emprego de forma correta e nessas buscas caímos nesse site que pode me dar as respostas de que preciso, os passos a percorrer para viver dignamente com minha noiva no Brasil. Agradeço a quem puder me ajudar socializando o que vivo agora com vocês. Aguardo grato uma resposta. Grande abraço.

  8. Acabei de notar que não existe nenhum blog de brasileiros no Mexico, se precisar de qualquer informação a respeito, adorarei ajudar.
    Um abraço.

  9. Achei muito interessante a ideia desse site.
    Moro há 17 anos fora do Brasil ,sou casada com um brasileiro e tenho 2 filhos americanos.
    Morei 8 anos na Califórnia (Orange County) e atualmente moro em Cancun(Mexico) ha 9 anos, provavelmente voltando para os E.U. este ano(2010).
    Terei um grande prazer em ajudar no que for preciso. Vou dar mais uma olhada no site.
    Um abraço,
    Tatiana.

  10. Ola!!

    Eu sou mais uma expatriada, morando na França ha dois anos. Vim com o meu marido que tb é brasileiro (e nosso gatinho!) para fazer um mestrado. Hj, estou no meio do doutorado e trabalho na area academica. Se puder ajudar com alguma coisa, estou disponivel!
    Boa noite a todos!

  11. Sou brasileira, casada com um brasileiro, morando em Stuttgart na Alemanha desde 2007. Qdo cheguei nao falava nadica de alemao e agora já terminei um MBA e estou buscando oportunidades de estágio e escrevendo minha tese de mestrado. Pra contar um pouquinho de tudo uso meu blog http://retratoserelatos.com . Se tiver interesse, gostaria de colaborar aqui neste espaco tb! Bjks!

  12. Oi pessoal,

    Bom saber que temos um cantinho, especializado, para dividir toda essa experiencia de expatriação, que pode ser muito bacana, mas não necessariamente fácil.
    Estou na minha primeira expatriação. Tenho 26 anos.
    Como muitas, também vim enfrentar esse novo desafio com o meu amado, que foi trasferido pela sua empresa para a Venezuela. Depois de um longo tempo de namoro do Brasil, não dava para negar o convite e deixar de passar por essa etapa com ele.
    Estamos por aqui (em Maracaibo- Venezuela) a pouquissimo tempo, 2 meses, mas para mim, já parece tanto! =(
    Minha vida mudou radicalmente. Olhando alguns post´s dessa página, vi que pouquissimas de vocês falam desse fator: Largar seu trabalho, sua carreira, sua identidade profissional, sua independencia, seus objetivos pessoais no Brasil para chegar em um novo país e muitas vezes colocar isso em segundo plano, quando não abandonar completamente tudo isso. E convenhamos: ser uma mulher dependente de marido, nos dias de hoje, não é uma tarefa fácil.
    Sei que existem mil pontos positivos dessa nova experiencia de viver em um outro país. Não tenho tantos problemas em estar morando fora do Brasil, de estar longe da familia (claro, morro de saudades de todos os queridos e familiares no Brasil, sempre) mas como sou apaixonada por viagens, por conhecer outras culturas, pessoas e aventuras isso torna as coisas mais fáceis. Essa oportunidade nos proporciona tudo isso. Esse novo olhar, essa nova pespectiva de vida é muito fascinante. Fora que, na maioria das vezes, vida de expatriada possue algumas regalias e luxos que, no Brasil, talvez nao fosse possivel desfrutar. Mas acho que ainda estou um pouco assustada com as mudanças, um pouco insegura, um tanto quanto pensativa sobre quem é essa nova Roberta, quais são seus novos objetivos de vida e qual as vantagens e desvantagens dessa nova vida. Abdicar quase que totalmente de sua vida em pról dos objetivos e sonhos de uma outra pessoa, para mim é a maior prova de amor que alguém poderia dar.
    Claro que não quero que isso (esse momento de questionamento pessoal) refletisse no meu relacionamento, que é tão bacana e claro, que quero que se torne cada dia melhor. Afinal, sei que nao é nada facil para os esposos também. Como nao temos filhos ainda, somos só nós 2. Para viver todas as alegrias e as tristezas de tudo isso.
    Se alguem estiver passando por algo parecido, ou se ja teve essa mesma situação (acredito que muitas), por favor, entrem em contato comigo. Vou adorar conversar.
    beijos mil,

    1. Olá Roberta, li seu depoimento e me identifiquei muito! Vivo a 5 anos em Portugal, meu marido é brasileiro e minha filha tb…Mas fiz exatamente isso que vc fez, larguei tudo pra estar ao lado do meu marido e tentar uma vida melhor…Digo uma coisa, me arrependi muito, não pelo meu marido, mas pela vida que levo aqui…sinto muita falta da minha familia que ficou lá e dos meus amigos…Aqui somos apenas um número…

  13. Desculpe na demora na resposta estive no Brasil por dois meses, mas já estou de volta à China. Estou à disposição para ser entrevistada. Um grande abraço, Luciana.

  14. Olá!!

    Moro na França a alguns meses fazendo um estágio de Gastronomia..se houver interesse estou aberta para qualquer tipo de perguntas e dúvidas..

    Parabéns, mto bom o blog!!

  15. Morei 5 anos na Suiça, voltei recentemente ao Brasil. Se houver interesse posso contribuir com minha experiência por lá.

  16. Sai do Brasil ha 10 anos, com marido brasileiro e duas brasileirinhas na mochila. Minhas filhas hoje tem 12 e 13 anos, e sao cidadas do mundo.
    JA moramos na Australia, Nova Zelandia, Emirados Arabes e agora estamos em BAhrain…

  17. Olá brasileira morando na Irlanda, mas não em Dublin. Moro em Kilkenny, Cidade medieval, bem interessante.. e diferente de Dublin.

    abraçoss

  18. Muito legal o Blog de vcs.
    Eu Moro na África do Sul e se puder ajudar vocês em algo… estou aqui para ajudar.
    Eu li a entrevista com a Denise e achei muito legal. Porém, eu moro em Klerksdorp.. uma região muito diferente de Cape Town hehe
    abraços

  19. Moro há quase dois anos em Cixi, distante 180 Km de Shanghai, na China. Vim por causa do trabalho do meu marido e moramos no interior com a nossa filha de 4 anos. A adaptação não foi dificil e aprendemos a gostar de morar aqui. Conhecemos muitas pessoas e aprendemos muitas curiosidades, além de apreciar a cultura e viajar por muitos lugares diferentes e bonitos da China. É muito interessante o contato com uma cultura e costumes tão diferentes dos nossos. Minha experiência em morar na China é muito positiva. Sinto saudades do meu país, mas aprendi a gostar e aproveitar o que tem de melhor no país que escolhemos pra viver.
    Gostei muito de conhecer este site e conhecer um pouco mais das experiências dos brasileiros que vivem pelo mundo.

  20. Bravo pelo blog de vocês ! Muito legal. Estou fora do Brasil faz muito tempo, parece uma eternidade 🙂 Moro na França desde 92 e adoro este pais e minha cidade, Paris. Ficaria feliz em contribuir com minha experiência.
    Abraços
    Laura

  21. Nossa, adorei esse blog, fiquei conhecendo através da Jarid e vou passar hoooooras aqui. Assim como ela, moro na Índia há um ano e meio, só que na parte Sul do país. Parabéns pela iniciativa, já estou visitando os blogs de todo mundo =D

  22. Sou um brasileiro que concluiu o doutorado na california, e mora nos Estados Unidos ha 10 anos, mas mantem fortes lacos com o Brasil. Por ser filho de imigrantes para o Brasil, eu pude viver os dois lados da imigracao, ser imigrante, e ser filho de imigrante. Sao experiencias marcantes. Adoro o Brasil, e sempre me considerei um filho de varias nacoes, porque o que marcam nossa vida sao as pessoas.

    Gostei do blog!

  23. Sou uma expatriata que mora na Italia a 7 anos. Meu objetivo era um ano de pos graduaçao em design di interni em Milao. O tempo passou, nunca parei de trabalhar na minha area. Tenho um sonho!!!! Projetar para brasileiros. Acredito que o sucesso dos meus projetos seja muito ligado a alegria e conforto das casas brasileiras. A nossa alegria è contagiante, e isso reflete na arquitetura de uma casa.
    Um abraço a todos.
    carolina Van Ostaede.

  24. Antes de tudo, gostaria de parabenizá-la pelo excelente expatriados, que só hoje tive o prazer de conhecer. Também gostaria de apresentar o Canallondres.tv, http://www.canallondres.tv , uma tv online criada por brasileiros em Londres, com mini-documentários contando histórias de brasileiros no Reino Unido e vídeos de destinos turísticos europeus.

    Caso você curta, fica a proposta para uma entrevista sobre o Canallondres bem como uma saudável troca de links.

    Com um abraço,

    Silvino Ferreira Jr.
    wwww.canallondres.tv
    +44 7984420792

  25. Mais uma vez gostaria de convidar a todos para conhecer o meu BLOG, posto que lá vocês podem encontrar alguns links para ajuda-los na preparação da viagem ou para conhecer um pouco mais sobre a Thailandia. De quebra vocês ainda podem ler sobre assuntos do dia-a-dia de qualquer um de nós, expatriados ou não, brasileiros, ou não, mas assuntos do Cotidiano que atingem a todo mundo. Assim, pois, registrem o nosso link: http://umaesposaexpatriada.blogspot.com/

    PS.: Pessoal! Não vejo a hora de ver minha entrevista publicada! obrigada por me convidarem! meu abraço.

  26. Oi, Mirella. Tudo bem??
    Gosto muito do site expatriados. Leio todas as entrevistas, assim, acabo por conhecer um pedacinho de cada canto do mundo.
    Atualmente moro em Roma hà 1 ano e 6 meses, tambèm morei em New York por 6 anos e 8 meses, atè dezembro de 2006. Tentei retornar a USA depois de 3 meses no Brasil. Infelizmente a imigraçao me parou no aeroporto e fiquei presa por 80 dias. Quando voltei ao Brasil cai em profunda depressao. Tinha meu orgulho e dignidade espatifadas. Entao decidi ir a Italia tentar minha cidadania. Porèm ainda assim me sentia muito revoltada pelo que eu havia passado. E aos pouco fui recuperando a minha alta estima.
    Resolvi que iria embora para Dublin, pois comecei a escrever um livro sobre a minha vida, queria mais experiencias. Estava praticamente de malas e cuias prontas para partir no começo de outubro quando em 29 de julho me senti mau e fui parar no pronto socorro
    com problema de valvula do coraçao. Fiquei em coma
    fiz duas cirurgias, a primeira de 10:30 de duraçao. Sem chances de sobreviver, os mèdicos disseram que era o fim, pois tive parada multiplas dos orgaos e varias outras complicaçoes. Resumindo, o milagre aconteceu e aqui estou.
    Mas tambem tenho coisas boas pra contar, aprendi muito com tudo e pude ver quem realmente è meu amigo.
    Aumentei mais um capitulo para o meu livro. rsrrsrsrs

    Se quizer saber detalhes estou a disposiçào.
    Bjs.

    1. Oi tudo bem! Entao a sua mensagem enderecada a Mirella foi enviada pra mim. Por coincidencia eu morei por quase 7 anos nos EUA tambem e hoje vivo em Dublin. Novembro do ano passado estive em Roma por uns dias.
      Abracao!

    2. Puts muito louca a sua historia, morei na irlanda. Hj vc mora onde?? Adoraria morar na Italia, alias falo italiano, mas nao possuo documentos

  27. Oi! Sou expatriada há 9 anos, por vontade própria. Fui de mochila para a Inglaterra, fiquei 9 anos, passei um ano entrando e saindo da Itália estudando e fazendo processo de cidadania. Fiz de tudo, da bandeja-babysitting-faxina até conseguir meu emprego num banco de investimentos. Conheci meu marido americano quando planejava me mudar para a Franca. Hoje estou morando nos EUA. Isso tudo está em 3 blogs, que escrevo desde 2003: VickyMundoAfora, em portugues, Through Foggy London Town, em ingles e o mais novo World Lenses from New Mexico, de fotografias de viagens.

    Se precisar de mais voluntários para entrevistas, o que nao me falta é assunto!

  28. Olááá!!! Sou uma brasileira morando na Holanda há quase 3 semanas, enTão nada de muito interessante ainda para falar como expatriada!!! Mas no futuro, gostaria muito de compartilhar minha experiencia aqui :D:D:D
    Moro em Haia, onde mora ( morava ) a realeza do país.

    Doei (tchau)

  29. Ola!
    Nao yenho nenhum blog contando minha historia, mas gosto muito de visitar blogs de expatriados.
    Sou brasileira muculmana vivendo no Cairo/Egito, ja morei em Damasco/Siria tambem, vim para o outro lado do mundo para aprender mais sobre o Islam e lingua arabe.
    Estou a disposicao para ajudar com depoimentos.
    Ate mais!

  30. Hola, também “estou” expatriada há 10 meses. Em função do trabalho do meu marido vim para Argentina. Difilculdades, alegrias, muitas novidades e no final de tudo um montão de experiência e muitos amigos, é isso que quero levar na minha bagagem!

  31. Achei super legal esse Blog de voces reunindo Brasileiros expatriados em diferentes paises…

    Parabens 😀

    Tb mantenho um Blog contando nossas aventuras pelo mundo…

  32. Oi!

    Legal a ideia de voces. Eu estou nas Ilhas Mauricio(Africa) ha quase 1 ano, realmente existem poucas informacoes sobre o pais que chegam ao Brasil e tambem nao encontrei nenhum brasileiro por aqui ainda. Estou a disposicao para contribuir como for possivel. Este e o meu blog: jalusalopes.blogspot.com

    1. Olá Jalusa, eu e eminha esposa estamos querendo mudar para Ilhas Mauricio, pode dar maiores informações de como se vive lá (fora passeios). Pretendemos abrir um restaurante, o que acha?

      Até

  33. Estou adorando esse blog ! Moro e trabalho na Holanda ha 10 anos. Sou casada com um holandes e temos dois filhos. Como trabalho na area de turismo ja conheci varios lugares no mundo. Tenho um blog recem-criado sobre a Holanda e gostaria de dar uma entrevista para o “Expatriados”. Voces estao fazendo um otimo trabalho ! Entrem em contato comigo e deem uma passadinha no meu blog para saber mais. Abracao !

  34. Oi. Descobri esse blog pelo viajenaviagem. Moro em Santiago de Chile há 1 ano e 8 meses e estou adorando a experiência. Sempre gostei muito de viajar e sonhei em viver outra cultura, outra língua.

  35. Estou em Portugal a quase sete anos e gosto muito de ca estar, mas na verdade ser expatriado as vezes nao é muito facil. Estar fora de nossa terra as vezes sofremos um pouco de xenofobia, preconceitos e todos os expatriados podem nao falar, mas ja sofreram na pele as vezes uma certa indiferença por parte dos nativos da nova terra onde estamos ou estaremos morar. Aqui aprendi muito, aprendia a gostar e a ter meu espaço ao sol. A principio nao tenho planos de regressar ao Brasil, mas nunca o esqueço em hora alguma. Estou aqui pra conversar, trocar ideias, a todos que interessarem saber algo mais.

    1. Olá Paulo, gostaria de saber como é o processo de expatriamento, que documentos são necessários? Como se faz isso? para ser transferido para Portugal, entre uma empresa multinacional que existe no Brasil e em Portugal?

  36. Sou Brasileiro e moro em Doha no Qatar a um ano e meio. Nao ha muitos Brasileiros por aqui. A maioria eh jogador de futebol ou trabalha na empresa aerea estatal – a Qatar Airways.

    Eh um pais interessante. Uma versao menos Disneylandia de Dubai.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *